segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Você está bem?

Se tivéssemos um medidor para identificar quantas vezes as pessoas mentem ao responder a essa pergunta, acho que faltariam números para contabilizar essa conta depois. Sim, porque não existe perguntinha mais despretensiosamente respondida de forma honesta como essa.

As pessoas perguntam "Você está bem?" e cerca de 98% das vezes em que não estamos bem, respondemos "Sim. Tudo bem". Talvez nós façamos isso para não preocupar os outros. Ou para não descontarmos nossas frustrações em ouvidos alheios. Ou simplesmente porque a forma como realmente nos sentimos não é da conta de ninguém. 

Quem nunca fez isso, atire a primeira pedra.

Aqui vão alguns depoimentos:

@Robs0n: "Acho que depende muito da pessoa que está me perguntando isso. Se é uma pessoa que eu tenho mais intimidade, eu falo a verdade. Se não, eu digo que está tudo bem, mesmo não estando", diz.

@clabacellar: "Em 99,9% respondo que está tudo bem. Quase sempre penso que as pessoas não precisam ouvir minhas lamentações e sempre é mais fácil dizer que está tudo bem do que ter que se justificar", afirma.

@jessicansf: "Já disse várias vezes que estava bem quando, na verdade, não estava. Falei que estava bem quando o que eu mais queria era chorar e gritar, mas nem todo mundo está preparado para isso e, no mínimo, vão te achar uma boba por estar reclamando por nada. Melhor isso a dar satisfações", comenta.

Então, pense muito bem antes de se contentar com a típica resposta dessa pergunta. Entendo que, mesmo a pessoa sendo sua amiga, às vezes ela não quer falar sobre o que está acontecendo, mas não deixe de mostrar que se importa e que estará do lado dela para o que ela precisar.

Xxxx

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Aline, realmente este é um assunto intrigante e que muitas vezes chega a ser espontâneo a resposta "sim, eu estou bem", grande abraço linda e a propósito, você está bem? rs

    ResponderExcluir
  2. Hahaha. Obrigada Islânia pelo comentário. Aliás, estou bem sim e vc? =p Fica bem.

    ResponderExcluir
  3. Cumplicidade é conquistada, junto com ela vem o estranho e intrigante reconhecimento de cúmplice. Quem conquista esse tipo de sentimento sabe que nem é preciso perguntar para saber se a pessoa amiga está bem. Fica-se do lado, apenas, mostra-se disponível e pronto. Vem a resposta e o consequente alívio. Pois é bom, é imprescindível saber que temos com quem contar pra qualquer coisa. d´accord Aline, querida?

    ResponderExcluir