Que o Brasil vai ser sede da Copa do Mundo de 2014, todo mundo já sabe. Que Manaus vai ser sub-sede da Copa e vai receber os jogos, todo mundo já sabe também. Aqui vai o que ninguém sabe, mas todos querem saber: Nossa cidade foi escolhida por qual razão mesmo?
Lá vem você me julgar e dizer que essa é uma ótima oportunidade para o turismo, para a economia do Estado, para que nós sejamos 'lembrados' pelo resto do país e blábláblá. Sejamos realistas pelo menos uma vez e vamos encarar o fato de que nossa cidade não tem estrutura alguma para receber um evento desses; talvez a pulguinha atrás da orelha de alguns manauaras esteja certa ao dizer que Manaus foi escolhida só não pensarmos que, de fato, existe 'preconceito' contra os nortistas desse Brasil varonil.
As notícias estão estampadas aí para todo mundo ver sobre a situação atual em que nos encontramos. A Arena da Amazônia tá aí, a passos lentos, já gerando aditivos sobre a obra. Prepare seu bolso para mais alguns, assim como a Ponte do Iranduba. Sim, nós usamos narizes vermelhos aqui...
Outro ponto: transporte coletivo. Isso é uma pedra no sapato de toda cidade, pelo menos daquelas em desenvolvimento, é normal. Mas aqui é uma droga! Sempre foi e, se depender do 'nosso' prefeitinho, vai continuar sendo [sim, porque ele não faz ideia do que é pegar o busu às 7 da manhã, numa segunda-feira chuvosa]. Se depender dos empresários, aí é que estaremos [f******] na pior mesmo. A passagem sofre reajuste de ano em ano e o serviço é a mesma porcaria de sempre. Queriam inventar o tal do monotrilho, que custaria os 'olhos da cara' e acabaria como o falido e finado 'Expresso'... #falomermo
Outro ponto: transporte coletivo. Isso é uma pedra no sapato de toda cidade, pelo menos daquelas em desenvolvimento, é normal. Mas aqui é uma droga! Sempre foi e, se depender do 'nosso' prefeitinho, vai continuar sendo [sim, porque ele não faz ideia do que é pegar o busu às 7 da manhã, numa segunda-feira chuvosa]. Se depender dos empresários, aí é que estaremos [
Manaus cresceu, melhor, explodiu e ainda não acharam [ou não quiseram, vai saber] uma maneira de resolver isso. Se você anda de ônibus, o serviço não é prestado de acordo com o que se paga. Se você anda de carro, tem engarrafamentos em todo lugar. Ok, ok, é o preço do progresso e há obras pra lá e pra cá, mas já vimos que nem sempre elas ajudam como deveriam [preciso mesmo falar do Complexo Gilberto Mestrinho no horário do rush?].
Daí, eis que me deparo com a seguinte notícia pelo Twitter: "Alfredo Nascimento admite que situação de aeroportos para a Copa preocupa". Confesso que quis soltar uma gargalhada na hora em que passei meus olhos pela matéria e na hora em que olhei para o semblante do 'nosso' ministro dos Transportes.
Se você não sabe, ele 'entregou' alguns Portos Hidroviários pelo interior do Estado nos últimos anos, através do Governo do Estado, e, a maioria deles não está ao menos em condições de operar. E tem mais: nossas estradas tem mais buracos que placas sinalizadoras. Precisa de mais? Acho que não, né?
Agora tem mais essa: os aeroportos! Como assim, meu? Até os aeroportos agora... Me respondam uma coisa: como que os desejados e sonhados turistas, que gastarão todos os seus vinténs aqui com penas, cocares e jaraquis, conseguirão chegar à Barélândia? É verdade, meu senhor, minha senhora, Manaus está entre as capitais brasileiras que não conseguirão, de acordo com Nascimento, terminar as obras do aeroporto no prazo estipulado. Impressionante como tudo que é básico, necessário, imprescindível [escolha o adjetivo que desejar] tem um porém. Como faz?
Não faz, né? Meu ponto com essa revolta em forma de palavras é a seguinte: como que se pode pensar em trazer a Copa do Mundo para um lugar sem oferecer infraestrutura, que é, no mínimo o necessário, para suportar o fluxo de gente que estará aqui. Os problemas com prazos, com documentação e prestações de contas tem que ser resolvidos logo, isso se quiserem mesmo sediar os jogos.
[Eu voto contra]
[Eu voto contra]
¬¬
Bem, é isso...
xxxx
Nenhum comentário:
Postar um comentário